Rankings – Os melhores destinos para degustação de vinhos na Europa

outubro 17, 2012 in Rankings, Todos os Posts

Conheça os vencedores do prêmio Traveller’s Choice 2012, do TripAdvisor, na categoria “Melhores Destinos para Degustação de Vinhos”.

Na Europa:

1) Toscana, Itália

É difícil encontrar sequer uma garrafa de vinho com qualidade ruim na Toscana — até mesmo o restaurante mais modesto normalmente tem um excelente vinho tinto da casa. Dentre os destaques estão o Chianti (obviamente), o Vernaccia di San Gimignano e os conhecidos como “Super Toscanos.” Assim sendo, afaste-se um pouco dos museus de Florença, mesmo que apenas por uma tarde, e passeie por algumas vinícolas do interior. Não há forma mais bela (ou deliciosa) de passar o dia.

2) Aquitânia, França

O vinho Château d’Yquem, provavelmente o vinho de melhor reputação no mundo, é produzido aqui. Em que nível está a reputação deste vinho? Bem, Thomas Jefferson o adorava, e uma garrafa da safra de 1811 de altíssima qualidade foi vendida em um leilão realizado em 2011 por US$ 117.000, o maior preço já pago por uma única garrafa de vinho. No entanto, existem milhares de “chateaux” a serem visitados na região, mesmo que o Château d’Yquem esteja fora de cogitação, você ainda passará momentos incríveis degustando os vinhos tintos e brancos de alta qualidade da região de Bordeaux.

3) Provença, França

Se você está entre os muitos fãs de vinho rosé, vá para a região de Provence para provar um dos melhores do mundo. O vinho de tonalidade rosada, rascante e seco (feito a partir de uvas rubi) harmoniza particularmente bem com alimentos à base de alho, como o famoso aioli, característico da região. Você encontrará também excelentes vinhos tintos temperados. Para que sua visita seja ainda mais especial, faça-a no fim de junho ou em julho, época em que os campos de lavanda florescem.

4) Umbria, Itália

A região de Umbria pode não produzir a mesma quantidade de vinho que a Toscana, mas ainda há um fio de esperança — não é tão popular entre os turistas. Se você deseja degustar vinhos italianos maravilhosos sem enfrentar multidões, Umbria é uma boa aposta. O Orvieto Classico, vinho branco disponível nas versões seco e suave, é o principal da região. Mas se você quer algo um pouco diferente, deguste o Sagrantino, um tinto tânico e encorpado. Não se esqueça de visitar Perugia para fazer uma excursão até a fábrica de chocolates da cidade.

5) Sicília, Itália

Vinhos suaves como o Marsala são a grande atração da Sicília — contabilizam 90% da produção local. Diz a lenda que há uma nova variedade de vinho a ser degustada no dia de São Martinho, comemorado no dia 11 de novembro. Se você estiver próximo, comprove essa afirmação participando da Festa del Vino (Festival do vinho).

6) Languedoc-Roussillon, França

Sem dúvidas — o vinho exerce um papel importantíssimo em Languedoc-Roussillon. Esta é a maior região produtora de vinhos do mundo e, se o vinho pode ser feito a partir de uvas, os vinicultores locais provavelmente o produzem. Mais de dois milhões de garrafas de vinho branco, tinto, rose, espumante e vinho suave são fabricadas aqui anualmente. Experimente o Cremant de Limoux, um espumante com ares de modernidade que é bastante parecido com o Champagne, de valor muito superior.

7) Borgonha, França

Os romanos plantaram pela primeira vez as uvas para a produção de vinhos na Borgonha há aproximadamente dois mil anos, portanto, os vinicultores locais tiveram tempo de sobra para aperfeiçoar esta arte. Se você gosta de vinhos tintos, vá para Côte de Nuits; se prefere vinhos brancos, visite Côte de Beaune. Vários viajantes do TripAdvisor recomendam fazer uma parada na La Cave de l’Ange Gardien, em Beaune, para uma apresentação abrangente da gastronomia e dos vinhos produzidos na região.

8) Champagne-Ardenne, França

Dom Perignon, Cristal, Veuve Clicquot… os próprios nomes remetem a imagens de luxo e sofisticação, desde as festas repletas de astros em ensolarados destinos, até as noites iluminadas pela luz de velas em paisagens cinco estrelas. Champagne-Ardenne fervilha com as milhões de caixas vendidas anualmente, atraindo viajantes sedentos de todo o mundo para degustar os incomparáveis espumantes e explorar as cavernas de aparência esbranquiçada onde o Champagne amadurece.

9) Costa de la Luz, Espanha

Se você adora xerez, vai estar no paraíso em Costa de la Luz. Mais de 60 bodegas na região produzem diversos tipos de xerez, desde o delicado Manzanilla, passando pelo Cream Sherry até o Amontillado (o presente perfeito para os fãs de Edgar Allen Poe). Se você é um amante das artes, além de um apaixonado por xerez, não perca a Bodega Tradicion. No local, você degusta xerezes com as classificações VOS e VORS, além de apreciar obras de Goya e Velazquez, que fazem parte do acervo pessoal de obras de arte do proprietário.

10) Distrito do Porto, Portugal

Há séculos, os ingleses estavam em guerra com a França, mas sentiam muita falta do vinho francês. Tentaram a importação dos vinhos portugueses, mas se viram prejudicados nessa jornada. Os vinicultores de grande porte resolveram encorpá-lo, e assim nasceu o vinho do Porto. Porto é o cerne da indústria de vinho do Porto, e a visita à cidade não estará completa sem a ida a algumas adegas de vinho do Porto, para a degustação de diversos tipos e qualidades. Encontre alguma adega onde seja oferecida a degustação de vinho do Porto e de chocolate, já que os dois alimentos harmonizam muito bem.

Leia mais: 

Os melhores destinos para degustação de vinhos do Mundo

Os melhores destinos para degustação de vinhos no Pacífico Sul

Os melhores destinos para degustação de vinhos nos EUA

 

Fonte: http://www.tripadvisor.com.br/TravelersChoice-Wine-cTop10-g4