Rankings – Os melhores destinos para degustação de vinhos no Pacífico Sul

outubro 19, 2012 in Rankings, Todos os Posts

Conheça os vencedores do prêmio Traveller’s Choice 2012, do TripAdvisor, na categoria “Melhores Destinos para Degustação de Vinhos”.

No Pacífico Sul:

1) Hunter Valley, Austrália

Hunter Valley é a mais antiga região de produção de vinhos da Austrália, com mais de 140 vinícolas que estão ansiosas para recebê-lo e compartilhar a degustação dos deliciosos vinhos Semillon e Shiraz. Passe o dia experimentando o néctar das vinhas e explorando lojas adoráveis, depois aproveite para fazer uma refeição suculenta em um dos muitos restaurantes excelentes de Hunter Valley.

2) Auckland, Nova Zelândia

Os viciados em aventuras podem ir a Auckland para andar de caiaque, velejar e praticar o radical bungee jump. Mas, caso a sua ideia de uma tarde de aventura for a degustação de alguns Chardonnays ou Cabernet Sauvignons sensacionais, você também vai adorar esta região. Mais de 100 vinícolas, incluindo algumas especializadas na produção de vinho orgânico, estão abertas para visitação.

3) Canterbury Region, Nova Zelândia

Canterbury é uma das mais novas regiões a produzir vinhos na Nova Zelândia (as primeiras vinhas foram plantadas em 1977), mas já adquiriram uma ótima reputação devido aos Pinot Noir e Riesling de boa qualidade produzidos aqui. Siga a rota de gastronomia e vinhos de North Canterbury, para uma deliciosa apresentação das vinícolas, restaurantes e mercados especializados da região. E, já que a região fica tão próxima de Christchurch, é possível passar o dia passeando pelas vinícolas e suas noites aproveitando os restaurantes da moda e a vida noturna da cidade.

4) Queenstown, Nova Zelândia

Caso esteja fazendo degustação nos arredores de Queenstown, contrate um motorista ou inscreva-se para fazer uma excursão — as melhores vinícolas estão localizadas em estradas íngremes e sinuosas. Se você não tem tempo de passear por todas as vinícolas, a comunidade de viajantes do TripAdvisor recomenda uma visita ao Wine Tastes – New Zealand Wine Experience. Este bar, que fica no coração de Queenstown, oferece mais de 80 vinhos regionais para degustação em porções meia taça ou taça cheia.

5) Hawke’s Bay Region, Nova Zelândia

O clima quente e seco da região de Hawke’s Bay o torna ideal para o cultivo de uvas. Você encontrará vinhos tintos de renome mundial, assim como alguns vinhos brancos excelentes. Se você, além de enófilo, for um apaixonado por arquitetura, não deixe de visitar o centro de Napier. Um terremoto ocorrido em 1931 derrubou a maioria das construções e, quando a cidade foi reconstruída, a reconstrução foi totalmente baseada no estilo Art Déco.

6) Marlborough Region, Nova Zelândia

As centenas de hectares ocupados por vinhedos e dezenas de vinícolas de Marlborough produzem deliciosos vinhos dos mais variados tipos, desde o encorpado Pinot Noir ao Sauvignon Blanc, aromatizado por ervas. O interior ostenta uma beleza incomparável, com as majestosas montanhas e labirintos de canais que compõem o Marlborough Sounds.

7) Barossa Valley, Austrália

Esta região no sul da Austrália produz alguns dos melhores Shiraz no mundo. Essas boas safras já vêm ocorrendo há algum tempo — algumas vinícolas locais possuem vinhas que foram plantadas na metade do século XIX. A região foi originalmente colonizada por imigrantes alemães, portanto, você poderá encontrar também deliciosas salsichas defumadas (mettwurst), além de pães e doces típicos da Alemanha.

8) Margaret River Region, Austrália

O cardiologista local que plantou as primeiras uvas destinadas à produção de vinho na região de Margaret River em 1967, certamente estava tramando alguma coisa. Graças à combinação do tipo de solo com as condições climáticas ideais, Margaret River se tornou uma das principais regiões produtoras de vinho da Austrália, que atualmente abriga mais de 200 vinícolas. Os visitantes vão adorar os vinhos premiados e de altíssima qualidade dos tipos Cabernet Sauvignon, Shiraz e Semillon.

9) McLaren Vale, Austrália

O Vale McLaren é mais conhecido pelo incrível Shiraz produzido aqui, mas você também encontrará os tipos Cabernet Sauvignon, Grenache, Viognier e até mesmo vinho do Porto nas adegas locais. Faça uma visita ao Blessed Cheese, um café local, antes de embarcar em um dia inteiro de degustações — lá, será preparada para você uma cesta de piquenique cheia de queijos locais, além de sugerir qual vinho os acompanha melhor.

10) Gisborne, Nova Zelândia

Se você ainda não planejou cada etapa do itinerário de degustação de vinhos antes de chegar a Gisborne, não se preocupe. Basta seguir as dicas dos viajantes no TripAdvisor e seguir com destino à Central de vinícolas de Gisborne. Deguste os melhores vinhos locais (dentre os destaques estão o Chardonnay e o Gewurztraminer) e converse com a simpática equipe enquanto observa os iates deslizando pelo porto.

Leia mais: 

Os melhores destinos para degustação de vinhos na Europa

Os melhores destinos para degustação de vinhos nos EUA

Os melhores destinos para degustação de vinhos do Mundo

 

Fonte: http://www.tripadvisor.com.br/TravelersChoice-Wine-cTop10-g8