Deguste – Argentina: empanadas

outubro 3, 2012 in Deguste, Todos os Posts

Saiu no Ig

(por Thami Nóbrega)

“Abra as pernas quando for comer empanadas”, avisa a chef. “O recheio sempre escorre e pode sujar suas calças”, ela diz, seguindo tradição da receita de Mendoza, na Argentina, do salgado com o recheio mais úmido. Noelia Scquizziatto comanda sozinha as panelas da Casa Terrazas, hospedaria de luxo da bodega Terraza de Los Andes.

Ela costuma dar aulas de culinária argentina para quem frequenta o local, e as empanadas mendocinas são tradicionais no cardápio. “O segredo da massa crocante é a gordura”, conta. Com o recheio molhado e uma boa taça de vinho, esquenta qualquer noite fria na Cordilheira dos Andes. Ou em qualquer outro lugar.

Receita das empanadas: rende 24 porções

Massa

1kg de farinha
250g de gordura de porco (banha)
20g de sal grosso
Água morna (quantidade necessária para dar o ponto na massa)

Modo de preparo

Arrumar em superfície lisa a farinha em forma de círculo, no centro colocar sal grosso e água quente (o quanto baste para dar ponto na massa). Depois, juntar a gordura derretida e morna. Amassar até conseguir uma massa lisa, fazer rolos de 5 cm de diâmetro e deixar descansar por uma hora. Cortar os rolos em fatias de 2 cm e abrir a massa em discos de 10 cm. Colocar uma colher do recheio no centro, molhar as bordas, unir em forma de semicírculo e apertar para o recheio não escapar no forno. Depois, com o polegar, dobrar a borda da massa em cerca de 1 cm formando pequenas ondas, até finalizar. Pincelar com ovo e colocar em forno pré-aquecido a 200º C por 10 a 15 minutos.

Recheio de carne

1kg de carne picada na ponta da faca
2kg de cebola
320g de manteiga
100g de azeitonas verdes
4 ovos
Sal e pimenta a gosto
Orégano, pimentão e cominho a gosto

Modo de preparo

Picar a cebola em tiras finas, dourar na manteiga em fogo baixo e temperar com sal. Juntar a carne picada, cozinhar por cinco minutos e adicionar os condimentos. Fora do fogo, adicionar os cubos de ovo cozido e a azeitona. Sem o ovo, o recheio pode ser congelado por até três meses separado ou já dentro da empanada.

Recheio de milho

6 milhos frescos
1 pimentão grande (pode ser vermelho, verde ou amarelo)
4 tomates pequenos
Champignon a gosto
2 colheres de açúcar
2 cebolas pequenas
400 g de queijo parmesão
8 folhas de manjericão

Modo de preparo

Picar a cebola e dourar em azeite. Ralar o milho, coar e juntar com a cebola. Acrescentar o açúcar e pimentão picado. Temperar com sal e pimenta. Cozinhar em fogo baixo por 20 minutos. Prestes a desligar, juntar o tomate em pequenos cubos, as folhas de manjericão, o champignon picado e o queijo. O recheio pode ser congelado por até três meses separado ou já dentro da empanada.

Fonte: http://colunistas.ig.com.br/comidinhas/2011/06/02/empanadas-argentinas-a-receita/