OUTUBRO: Tesouros da Toscana no Outono

agosto 24, 2012 in Quando Viajar, Todos os Posts

por Thiago Gambôa.

Arte, música, vinhos e gastronomia. É com esta verdadeira festa para os sentidos que podemos definir em quatro palavras uma viagem para a Toscana.

O outono nesta região da Itália é marcado pela vendemmia (apresentação das uvas) e pela colheita das azeitonas. É uma época (ainda mais) rica para a gastronomia local, enriquecida pelas carnes de caça, como lebre e javali, e os apreciados cogumelos porcini e tartufo.

Cada região tem sua especialidade: Fiorentina se destaca pela bisteca alla fiorentina, vinda do gado branco de Valdiciana, temperada com fino azeite de oliva e preparada na lenha de castanheiro; a massa  pici é encontrada nas cidades montanhosas próximas a Siena, que por sua vez, tem o delicioso panforte recheado com nozes e frutas cristalizadas; em Prato, os cantucci, biscoitos molhados no doce Vin Santo, são o destaque.

Em se tratando de arte, os toscanos reinam supremos. Além de Michelangelo e Leonardo da Vinci, a região foi berço de Gioto e Donatelo. A arquitetura também é destaque na renascentista Florença e na gótica Siena.  Atualmente, donos de grandes villas renascentistas e castelos medievais abriram suas propriedades para hospedes pagantes.

Imagine despertar diante de vistas fabulosas, saborear pratos e vinhos finos e visitar algumas das melhores galerias de arte do mundo… Tudo isso faz parte de mais um dia na Toscana!