NOVEMBRO: Black Friday nos EUA

setembro 14, 2012 in Quando Viajar, Todos os Posts

por Natália Viana.

Brasileiro que é brasileiro, quando vai aos EUA aproveita para fazer umas comprinhas. Afinal, com os impostos que temos por aqui, é tentador de mais não aproveitar os preços baixos do destino e voltar com a mala mais cheia. Há até quem vá à terra do Tio Sam apenas com esse objetivo. Nesses casos, há a época certa para “fazer render” as compras: as temporadas das liquidações arrebatadoras. Dentre elas, a mais famosa inicia no feriado nacional de Thanksgiving (quarta quinta-feira de novembro), que é sucedido pela Black Friday – sexta-feira em que o comércio varejista concede descontos inacreditáveis e marca a abertura oficial da época de compras natalícias.

Se você não se importa com o tumulto de lojas lotadas, essa é a hora de renovar o guarda-roupas, o enxoval e adquirir aquele eletrônico desejado. Então, renda-se à essa odisseia consumista e vá à caça das reduções de preços que, em alguns setores, chegam à 80%!!!

Confira algumas dicas para melhor aproveitar a Black Friday:

- Não seja vítima do impulso. Antes de ver qualquer oferta, faça uma lista de mais ou menos o que você deseja comprar e quanto pretende gastar. Pesquise também previamente o preço normal das coisas que deseja e marque ao lado na lista, para não sair comprando só porque um produto parece barato. Lembre-se de que você não poderá comprar tudo, pois há limite de peso da bagagem e cota máxima de gastos no país para não ter que pagar impostos. Ou seja, selecione bem o que vale a pena comprar nesta ocasião e o que você pode deixar para uma próxima.

- Se você pretende adquirir eletrônicos, pesquise de antemão a opinião de outros consumidores e suas especificações técnicas para saber se eles irão funcionar em outros países, pois durante a “muvuca” de compras, dificilmente algum funcionário irá tirar esse tipo de dúvida. Tenha também em sua lista modelos ou marcas substitutos para o caso de sua primeira opção estar esgotada.

- Cerca de uma semana antes, comece a consultar sites especializados em ofertas da ocasião (blackfridayads.com / bfads.net / theblackfriday.com / blackfriday.info / blackfriday.com), que funcionam como um guia de “o que e onde” está em promoção, para elaborar um itinerário de compras levando em conta que em algumas lojas os descontos de cada produto variam conforme o horário. Já no dia de Thanksgiving, confira jornais locais, que estarão recheados de anúncios, ofertas e cupons de desconto para o dia seguinte. E atenção: leve os anúncios recortados ou impressos para as compras, pois praticamente todas as lojas exigem a presentação dos mesmos para aplicar os descontos (e não adianta mostrá-los na tela do celular!).

- Se você quer conseguir descontos realmente inacreditáveis, acorde cedo e junte-se aos Door Busters, aquela turma que enfrenta as filas antes da abertura das lojas. Mas, se você não estiver psicologicamente preparado para tal maratona, não se desespere, pois há ótimos descontos que duraram o dia todo (alguns o fim de semana todo!). Aliás, se você quiser dar uma de Door Buster, redobre o cuidado com as compras por impulso, visto que algumas lojas usam essa estratégia de conceder descontos maiores na abertura apenas para desovar produtos encalhados em grande quantidade no estoque, ou que sairam ou estão prestes a sair de linha.

- Se você tiver acesso à internet, fique de olho nas ofertas de grandes lojas virtuais como AmazonBest BuyWalmart e Target, pois em alguns casos comprar produtos na chamada Cyber Black Friday pode ser bem vantajoso. Talvez o desconto não seja o mesmo, mas você evita as filas! E na segunda-feira subsequente há a Cyber Monday. Se você for ficar mais dias na cidade, pode ser um bom negócio mandar entregar no hotel.

- Informe-se sobre a política de retorno/troca da loja, pois há algumas que cobram taxas para tal (as chamadas Restocking Fee). E não deixe de pedir e guardar a nota fiscal!

- Se comprar algo para presente, peça o Gift Certificate (etiqueta com código de barras descritiva do produto, sem preço), para que o presentado eventualmente possa trocar o produto sem a presentação da nota fiscal.

- Por fim, não se estresse com a muvuca: encare-a com bom humor, talvez até como uma experiência antropológica tipicamente americana.

Ah… E mais uma coisinha, é claro: não se esqueça de vivenciar o mais típico feriado americano, o Thanksgiving Day. Um dia antes da maratona de compras, almoce perú, assista aos desfiles nas ruas e agradeça pelos descontos que estão por vir!