Acontece – Em homenagem à rainha, Londres rebatiza Big Ben como torre Elizabeth

setembro 12, 2012 in Acontece, Todos os Posts

Saiu na Folha Turismo:

A torre do Big Ben, um dos monumentos mais característicos de Londres, passará a se chamar torre Elizabeth a partir desta quarta-feira em uma homenagem à rainha britânica, que recentemente celebrou seus 60 anos de trono.

Em uma cerimônia ao pé da agora torre Elizabeth, situada em um dos lados do Palácio de Westminster, o presidente da câmara dos Comuns, o conservador John Bercow, oficializou o monumento com o nome da soberana britânica, de 86 anos.

“A rainha é uma das figuras públicas mais respeitadas do mundo. Ela nos lembra quem somos e o significado de ser britânico. É uma honra ver esta torre do relógio ser rebatizada em reconhecimento ao seu trabalho”, assegurou Bercow durante a cerimônia.

Apesar de ter sido rebatizada somente hoje, a decisão desta mudança estava aprovada pela maioria dos parlamentares da câmara dos Comuns desde o último mês de junho, época das celebrações do Jubileu de Diamante de Elizabeth 2ª.

Torre do Big Ben vista através das grades de um portão na abadia de Westminster

Anteriormente, a torre era conhecida popularmente como Big Ben por causa do grande sino, de 13 toneladas, que fica no alto do monumento de 96 metros de altura.

O autor da iniciativa da troca de nome do monumento foi o conservador Tobias Ellwood, que buscou apoios durante três meses entre os parlamentares para reconhecer o “longo e constante serviço de Elizabeth 2ª ao país”.

Neste ano, a torre londrina também chegou às capas dos principais jornais do Reino Unido por causa de uma inclinação de 0,26 graus, já que a parte mais alta do monumento registrou um deslocamento de 43,5 centímetros.

Os estudos sobre o edifício, que foi comparado com a torre de Pisa pela imprensa local, continuam em andamento a fim de determinar até que ponto o constante afundamento dos alicerces de Westminster em direção ao próximo rio Tâmisa representa um risco para a segurança da população.

O outro motivo de polêmica ao redor do monumento está relacionado a uma proposta de um deputado liberal-democrata, que queria que os turistas e visitantes passassem a pagar para subir os 334 degraus que levam ao alto da torre.

A ideia de John Turso era cobrar 18 euros de cada visitante para custear os 110 mil euros da manutenção anual da torre.

O Parlamento, no entanto, não concordou com a proposta de cobrar pelas visitas ao verdadeiro “símbolo da democracia” britânica.

Atualmente, para visitar a torre Elizabeth, que recebe cerca de 10 mil pessoas por ano, é necessário se inscrever em uma lista de espera que, em algumas ocasiões, pode alcançar até quatro meses.

Fonte da matéria: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1152300-em-homenagem-a-rainha-londres-rebatiza-big-ben-como-torre-elizabeth.shtml

Quer ver de perto o Big Ben/torre Elizabeth? Em nosso site selecionamos alguns roteiros e pacotes para Londres. Confira aqui! Também há outras opções de roteiros que incluem outros destinos da Europa.