JANEIRO: Espetáculo dos flamingos no Deserto do Atacama (Chile)

novembro 25, 2011 in Quando Viajar, Todos os Posts

por Natália Viana.

Flamingos no Atacama

O que lhe vem à cabeça quando pensa em uma viagem para o deserto?

O Atacama quebra todos os paradigmas de que desertos são lugares de paisagens monótonas e repetitivas. Com o céu azul o ano inteiro, e extremamente estrelado à noite, é dotado de uma riqueza de cores que confere às suas paisagens aparência de pintura a óleo: lagoas azuis, vegetação dourada e picos nevados ao fundo são ornados por uma nuance especial, o rosa dos flamingos.

Embora o Deserto do Atacama tenha atrativos para qualquer época do ano, quem quer viajar especialmente para contemplar esses notórios habitantes, deve optar pelo mês de janeiro, quando eles encontram-se mais abundantes e ainda podem proporcionar uma surpresa, o espetáculo conhecido como “dança de cortejo” ou “marcha nupcial”, que objetiva o encontro do par ideal para a reprodução. Em grupos de 30 a 150 aves, machos e fêmeas juntos, com o pescoço estirado em direção ao céu, giram a cabeça energicamente de um lado para outro e realizam uma marcha quase que sincronizada, movendo-se de maneira fantástica. Um particular grasnido acompanha seus passos, ditando o ritmo da ‘dança’.  Confira o vídeo!

Para que você possa observar os flamingos de acordo com os princípios de sustentabilidade e não prejudicar a reprodução dessa bela espécie em risco de extinção, pedimos que considere o seguinte:

- Só explore a área acompanhado por um guia de turismo qualificado.

- Para não perturbar as aves, fique em silêncio, não faça movimentos bruscos e mantenha-se a uma boa distância. Para facilitar a observação, use binóculos.

- Procure vestir-se com cores similares a terra em vez de cores muito chamativas, para que possa passar despercebido.

- Eleja apenas um ou dois locais/lagos de sal para observar as aves. Assim, contribui para que o impacto negativo sobre seu habitat se mantenha baixo.

Quer saber mais sobre os outros atrativos do Deserto do Atacama? Confira na sessão “Estive Lá” o relato de viagem da Claudine Blanco.

Para informações sobre pacotes de viagem acesse:

http://www.viabrturismo.com.br/pacotesinternacionais/chile/desertodoatacama.shtml