Dicas Úteis – ANAC atualiza regras de inspeção nos aeroportos brasileiros

novembro 28, 2011 in Dicas Úteis, Todos os Posts

Por Thiago Gambôa

A Agência Nacional de Aviação Civil divulgou nesta segunda-feira (28) uma nova lista de objetos proibidos de embarcar em aeronaves. As autoridades alegam que as novas medidas de segurança foram elaboradas para evitar que armas, explosivos e outros produtos perigosos sejam introduzidos em áreas restritas dos aeroportos ou dentro dos aviões.

A principal diferença para as regras que eram adotadas anteriormente é o fato de que agentes de segurança poderão solicitar ao passageiro que retire “algum tipo de vestimenta que possa ocultar item proibido”, como peças que cubram a cabeça, casacos e sapatos. Para isto, os passageiros poderão solicitar um local reservado.

A lista de itens proibidos incluí armas de fogo, isqueiros com mais de 8 cm e tacos de golfe (confira a relação completa no Diário Oficial da União: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=3&data=28/11/2011)

Ainda há outros itens permitidos, mas que podem ser barrados pelos agentes em situações de alto nível de ameaça à segurança:

- qualquer instrumento de corte

- saca-rolhas

- bengalas

- raquetes de tênis

- qualquer isqueiro

- fósforos, em qualquer quantidade ou apresentação

- aerossóis

O que achou das novas medidas? Comente!