Estive Lá – Turquia: Istambul e Capadócia

outubro 25, 2012 in Estive Lá, Todos os Posts

Por Claudine Blanco

Estrategicamente localizada, com parte de seu território na Europa e outra parte na Ásia, separados pelo mar de Mármara (que se comunica com o mar Egeu pelo estreito de Dardanelos e com o mar Negro, pelo Bósforo), a Turquia também faz fronteira com 8 países, entre eles a Bulgaria, Grécia , Siria, Iraque, Irã e Armenia. Sem contar que ao norte está o mar Negro, a oeste o mar Egeu e ao sul o mar mediterrâneo.

Mencionar a posição geográfica da Turquia é fundamental, porque é por conta disso que conseguimos entender sua importância na história, a influência que cada marco causou em sua cultura e as diversidades étnicas e religiosas, que fazem desse país um dos melhores e mais procurados destinos turísticos do mundo!

Uma viagem para a Turquia remete ao berço da civilização, te coloca dentro da história, te tira o fôlego com as belas e diversas paisagens, te emociona… Te encanta.

Istambul é a porta de entrada para nós brasileiros, que hoje contamos com voos diretos da Turksh Airlines. Uma cidade belíssima, moderna, à beira do canal de Bósforo, foi a capital do Império Bizantino e hoje conta com uma gama enorme de atividades.

Considerada a cidade dos mil minaretes (torres de uma mesquita), seus principais atrativos são a Igreja de Santa Sofia, datada do século VI; a Mesquita Azul, a única no mundo com seis minaretes e um dos cartões postais na cidade; o Palacio de Topkapi, com um acervo grandioso de joias e porcelanas dos Sultões que lá fixaram residência na época do império Otamano; e o famoso Grand Bazar.

Caminhar pelos bairros de Taksim (mais turístico, mas não menos interessante) e Nisantasi, o mais moderno, com excelentes restaurantes e hotéis, é uma excelente opção para quem visita a cidade.

  

  

  

A aproximadamente 1h30 de voo de Istambul, chega-se a Capadócia.

É um lugar único no mundo. Parece uma cratera lunar, com formações rochosas oriunda de uma série de erupções vulcânicas e, ao decorrer dos séculos, esculpidas pelo vento. Ao longo desse vale, encontramos vários vilarejos incrustados nas rochas.

Dentre eles, o principal é o Vale do Goreme, um monastério encravado nas rochas, que abrigam afrescos incríveis, incluindo o São Jorge da Capadócia. Há também as Chaminés das Fadas de Urgup, a fortaleza de Uçhsar e a cidade de Avanos, onde podemos apreciar o artesanato local.

  

Visitamos todos esses lugares, mas sem dúvida alguma, a maneira mais incrível de avistá-los é sobrevoando os vilarejos de balão. Programa imperdível, mesmo se estiver no inverno, pois não há nada mais exótico e bonito do que fazer esse passeio. Vale cada centavo, ou melhor, cada euro!

Também existem outras coisas bem interessantes para se ver na Capadócia. Uma delas é visitar as cidades subterrâneas, construídas pelos cristãos que eram perseguidos. São vários andares abaixo da terra, ventilados por chaminés.

O povo turco também é muito festivo. Há várias apresentações de danças típicas e, para quem é mais “zen”, por assim dizer, porque não assistir a apresentação dos Derviches? É incrível ver como eles conseguem girar tanto, sem se desequilibrar. Só em transe mesmo!

    

Não poderia deixar de mencionar os “Hotéis Caverna” da Capadócia.. Lá, um grande diferencial é se hospedar em um deles. São várias opções, com todas as facilidades e conforto, sendo alguns bens luxuosos. Tudo isso, misturado com o exotismo de dormir em cavernas esculpidas! Simplesmente incrível a sensação.

  

  

Minha viagem foi apenas por essas duas cidades, pois eu só tinha uma semana disponível. Mas, para quem tem mais tempo, não deixe de conhecer Ankara, a capital; as ruínas de Éfeso; Pamukkale, com suas piscinas naturais; as praias de Bodrum, na Riviera Turca e muito mais.

Não percam nossos próximos relatos com mais lugares incríveis da Turquia, quando a consultora de viagens Natasha Gaget e Paulo Vasconcelos, um de nossos diretores, retornarem deste fabuloso destino com mais novidades. Não percam!