Deguste – Confira dez pratos que valem uma viagem!

janeiro 7, 2013 in Deguste, Todos os Posts

Já dizia o proverbio queniano: “Ele, que nunca viajou, pensa que sua mãe é a melhor cozinheira do mundo”.

A culinária é parte marcante das diversas culturas do planeta, desta forma, sua viagem não está completa sem provar algumas das especialidades locais. É neste espírito que apresentamos dez pratos icônicos ao redor do mundo que você tem que provar ao menos uma vez na vida. Confira a lista:

China: pato de Pequim

O prato imperial, pato de Pequim, da China, é sinônimo de comida chinesa que qualidade superior, que não vem em uma caixinha para viagem.

O preparo do prato é uma atração à parte! Primeiro, você será servido da famosa pele crocante adocicada. Em seguida, lascas suculentas de carne serão esculpidas e servidas juntamente com panquecas no vapor, cebolinha e molho hoisin doce. Se você ainda estiver com fome, o pato restante será servido grelhado ou como um caldo.

 

França: Escargots

Você tem que provar caracóis pelo menos uma vez em sua vida, nem que seja apenas para tentar distinguir o seu sabor por baixo de toda a manteiga com alho. Os antigos romanos comiam caracóis e eles são consumidos em todo o mundo, do Marrocos ao Camboja. No entanto, são os franceses os mais facilmente identificados com este prato pitoresco.

Escargots são geralmente consumidos como aperitivo, servidos na casca e cozidos em uma mistura deliciosa de manteiga de alho e salsa. E do que eles têm gosto? Como você poderia esperar, a textura é firme e o sabor é semelhante aos mexilhões.

 

 Grécia: Moussaka

A caçarola nacional da Grécia é um prato que você certamente deve tentar experimentar.  Resposta grega à lasanha italiana, o prato é feito assando as camadas de ingredientes cobertas em molho bechamel e queijo derretido.

Junto com carne moída de cordeiro, o ingrediente principal em uma moussaka tradicional é a berinjela (embora variedades regionais possam usar outros vegetais). Onde quer que você viva, este é um excelente prato para degustar no inverno.

 

Índia: Masala Dosa

Se um prato pode convencer um carnívoro convicto a pedir uma refeição vegetariana, acredito que seja um masala dosa do sul da Índia. A panqueca, fina como papel, é feita de arroz e lentilhas, preparados com perfeição em uma frigideira quente. O que cria o sabor é uma mistura temperada de purê de batatas cozidas e cebolas fritas, servidas com uma dose generosa de alho chutney.

 

Itália: Fiore di Zucca

Quem já provou a fiore di zucca da Toscana, ou flores de abobrinha frita, diz que elas são de morrer, por isso faz sentido adicioná-las à nossa lista. As suculentas flores amarelas podem ser recheadas de diversas maneiras, como com quinoa, ricota ou mussarela. Então, são mergulhadas em uma massa similar à do japonês tempurá e fritas no azeite. O resultado é um prato crocante que derrete na boca e deve ser consumido imediatamente após o preparo.

 

 Japan: Teppanyaki

Se você gosta de um pouco de teatro e participação do público com a sua comida, não perca a experiência de jantar em um restaurante teppanyaki no Japão. Com uma dose de drama, muitas vezes acompanhada de malabarismo de utensílios e lançamento de ingredientes, os chefs treinados grelham seu bife em uma chapa à gás bem em sua frente.

Peça um bife Kobe grelhado, frutos do mar, frango, ou o clássico vulcão flamejante de rodelas de cebola e prepare-se pare se impressionar com as habilidades do chefe Teppanyaki com a faca.

 

Malásia: Laksa de Frutos do Mar com Curry

A rainha das sopas malaias é um picante caldo de coco cremoso, cheio de macarrões, frutos do mar, peixes, tofu, verduras, um ovo cozido, curry e pimenta sambal.

O prato é um clássico da cozinha Peranakan, fundindo elementos da Malásia e de Cingapura. Há inúmeras variações regionais, e algumas versões,  além de frutos do mar, também incluem frango.

 

Tailândia: Som Tam (Salada de Mamão Pappaya)

Para provar dos quatro sabores essenciais da Tailândia – ácido, salgado, doce e apimentado – em um só prato, pegue uma tigela de som tam e prepare-se para uma sobrecarga sensorial. O ingrediente base (mamão ralado) é combinado com um ou todos os seguintes: açúcar de palma, alho, suco de limão, molho de peixe, suco de tamarindo, camarão seco e, muitas vezes, frutos do mar, tomate, cenoura, feijão e amendoim. Basta adicionar os ingredientes em um almofariz e começar a bater.

Prato da região de Isan, ao norte da Tailândia, o tam som é tipicamente servido com frango grelhado e arroz pegajoso. Você ainda pode substituir o mamão por mangas, maçãs ou pepinos, mas o resultado não será tão autêntico.

 

Austrália e Nova Zelândia: Pavlova

Austrália  e Nova Zelândia disputam acirradamente a posse desta sobremesa icônica. Atualmente, acredita-se que um hotel em Wellington, Nova Zelândia, tenha inventado essa mescla celestial de merengue e creme.

O prato é nomeado em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova e sua apresentação clássica é coberta com tiras de chantilly, com maracujá, morango e kiwi.

 

Perú: Ceviche

 

A gastronomia peruana é coisa séria. Tão séria que 42% dos turistas visitam o Peru em busca de boa comida, segundo pesquisa do Ministério do Turismo e Comércio Exterior do país. E um dos ícones dessa culinária, que hoje vive um verdadeiro boom, é o ceviche.

o prato é servido frio, feito pela mistura de frutos do mar crús ou pré-cozidos com suco de limão, pimenta, cebola roxa em fatias finas, coentro picado e sal.