JULHO: Salzburgo, a terra de Mozart

maio 11, 2012 in Quando Viajar, Todos os Posts

por Thiago Gambôa.

Salzburgo, na Áustria, é a cidade onde nasceu Wolfgang Amadeus Mozart, um dos mais conceituados compositores da música erudita, com mais de seiscentas obras conhecidas.

O destino é muito procurado por suas belezas naturais, rica arquitetura de valor histórico e também por suas estações de esqui. Mas, como não poderia deixar de ser, a música é a estrela principal. Salzburgo conta com mais de quatro mil eventos culturais durante o ano, incluindo o famoso Festival de Verão, o maior evento mundial no domínio da ópera, teatro e música clássica, que se estende por cinco semanas, tendo início em julho. Neste período, salas de concerto, palácios e igrejas são palco de apresentações de músicos de renome mundial.

 

Criado em 1877, o Festival foi interrompido em 1910 devido à Primeira Guerra Mundial, tendo renascido novamente apenas uma década depois, em 22 de agosto de 1920, com a performance de Hofmannsthal tocando Jedermann na Cathedral Square. A reabertura do Festival foi tão marcante para os austríacos, que acabou se tornando uma tradição que Jedermann seja sempre tocada nos concertos da Cathedral Square.

A popularidade do Festival desabou quando a Áustria foi anexada à Alemanha em 1938, mas ele permaneceu em operação até ser temporariamente interrompido novamente em 1943, devido à Segunda Guerra Mundial. Em 1945 o festival foi reaberto, imediatamente depois do fim da guerra.

Para os amantes da musica clássica, o Festival de Verão é a oportunidade para uma verdadeira maratona do que há de melhor, o que não quer dizer que não haja atrativos musicais durante os demais dias do ano. A “Mozartmania” domina a cidade, movimentando multidões pelas pequenas e antigas ruas. O rosto do músico estampa os mais variados produtos, desde chocolates até perfumes.

Entre um concerto e outro, não perca a oportunidade de conhecer a famosa rua de pedestres Getreidegasse, onde o n° 9 é a casa de nascimento de Mozart. Vá também ao antigo mercado, à Praça da Catedral, ao bairro medieval e aos diversos palácios. Depois desta imersão no barroco, vele a pena uma visita ao alto da colina onde se encontra o Castelo Medieval e sua vista privilegiada.

Estes e muitos outros atrativos são como os muitos músicos de uma orquestra, onde o grande maestro é a musica, encravada nas raízes e na alma de Salzburgo.