FEVEREIRO: Tapati Festival na Ilha de Páscoa

fevereiro 7, 2013 in Quando Viajar, Todos os Posts

por Thiago Gambôa

Mundialmente famosa por suas esculturas de pedra (Moais), em fevereiro a Ilha de Páscoa realiza o Tapati Rapa Nui, um festival que celebra a vibrante cultura local.

Tradicionalmente, a população se divide em dois grupos para competir por 9 dias para eleger sua representante como a Rainha do Rapa Nui. Porém, neste ano será um pouco diferente: haverá apenas uma rainha e sete homens se enfrentarão a partir de 1 de fevereiro, para ter a honra de estar ao seu lado, no final deste Tapati.

Um dos eventos mais aguardados é o Haka Pei, com as seguintes regras: o participante deve subir ao topo de um vulcão de mais de 300 m de altura e, trajando apenas uma tanga, descer sentado sobre dois troncos de bananeira amarrados um ao outro em uma espécie de trenó, chegando a velocidades próximas aos 80 km/h! Veja o vídeo:

Outra prova curiosa é o Tau’a, também no vulcão Rano Raraku. Essencialmente, é uma espécie de  triathlon, mas ao invés de correr, pedalar e nadar, os participantes atravessam a cratera do vulcão de canoa (Vaka Ama), voltam a nado com uma prancha de totora (Pora) e correm em volta da mesma cratera com dois caxos de bananas sobre os ombros (Aka Venga). Confira:

Ainda há muitas outras modalidades de competição durante o festival, como:

- Takona: pintura corporal com elementos naturais
- Vaka Tuai: recriar um barco tradicional polinésio e, em seguida, ir velejar no mar do Pacífico
- Hoka Hako Opô: grupos musicais cantam alternadamente letras que não podem ser repetidas
- Porã: Vestidos com trajes típicos, os concorrentes nadam com um flutuador de totora
- Titinggi Mahauta: Trajes feitos com a planta Mahuate
- Riu: em cantos rituais, as equipes contam as lendas e histórias de sua cultura

As principais atrações da Ilha de Páscoa são suas festas culturais, que promovem seus costumes ancestrais por meio de canções, danças típicas, vestimentas e outras tradições antigas. Assim como no carnaval brasileiro, turistas podem participar, mas tem que ensaiar e adquirir sua fantasia.