FEVEREIRO: Filhotes de pinguins na Antártida

dezembro 2, 2011 in Quando Viajar, Todos os Posts

por Thiago Gambôa.

Quer uma aventura inesquecível? Que tal um cruzeiro pelas gélidas águas da Antártida?

Localizada no polo sul da Terra, a Antártida é um continente com cerca de 14 milhões de quilômetros quadrados, quase que completamente cobertos por infindáveis geleiras. Desde a assinatura do tratado da Antártida, em 1951, a região é utilizada apenas para pesquisas científicas, não pertencendo a nenhuma nação. Para os “civis” que anseiam por conhecer o continente gelado, existem cruzeiros marítimos que podem tornar este sonho realidade.

Ao navegar entre os imponentes icebergs, podem-se observar baleias, focas e principalmente MUITOS pinguins! As simpáticas aves, que parecem sempre arrumadas para uma festa de gala, põem seus ovos em dezembro, o que faz de fevereiro o mês ideal para observar as mamães-pinguim cuidando de seus filhotes gordinhos! Dentre a imensa variedade de espécies, as mais comuns são: pinguins-gentoo; pinguins-de-testa-amarela e pinguins-de-barbicha. Em viagens mais longas ainda podem ser observados grandes pinguins-imperiais.

Confira no vídeo imagens dos bebês pingim:

Cientistas acompanham todo o passeio, tornando a experiência mais profunda e enriquecedora. Para preservar a natureza intocada da região, apenas alguns passageiros por vez podem descer do navio em pequenos botes infláveis e ter um contato mais íntimo com os animais nas geleiras, onde muitas aves despreocupadas se aproximam dos visitantes. Câmeras fotográficas são permitidas, o que pode render algumas imagens incríveis.

Para garantir uma viagem tranquila pela última fronteira da terra, não deixe de checar a lista de matérias recomendados para a bagagem fornecida por sua companhia de cruzeiros. Como a temperatura varia entre 5ºC e -5ºC, muitas delas fornecem casacos impermeáveis com capuz. Levar alguns remédios para enjoo também pode ser uma boa ideia: a viagem pode ser tranquila, mas também pode registrar ondas de até 10m em áreas de instabilidade climática.