Estive lá – Namíbia e Botswana

junho 14, 2012 in Estive Lá, Todos os Posts

Por Claudine Blanco.

 

Confira nossos pacotes

 

AFRICA DOS MEUS SONHOS

Capítulo III – Namíbia e Botswana

Quando recebi o convite para a viagem, intitulado “Namíbia e Botswana VIP”, mal acabei de lê-lo e minhas malas já estavam prontas – mesmo sem ter ainda o descritivo de seu roteiro.

O “VIP” significava que faríamos todo o roteiro em avionetas, ou seja, a maneira mais top de se viajar por esses países, os quais possuem lugares tão remotos, que chegar lá é mais que uma aventura. Assim como no Quênia e na Tanzânia, podemos fazer roteiros pelas diversas regiões da Namíbia e de Botswana de diversas maneiras, sendo que há muita gente que prefere ainda fazer essa viagem em duas etapas distintas, com mais calma, visto que são muitos os atrativos que cada um desses dois países oferece.

Nesse roteiro conheceríamos na Namíbia, além da capital Windhoek, o Parque Nacional Etosha e Sossussvlei, a região do Deserto da Namíbia.

De Johannesburg embarcamos em um vôo de aproximadamente 2 horas com destino à simpática cidadezinha de Windhoek, capital da Namíbia, onde pernoitaríamos, para no dia seguinte começarmos nossa aventura com destino ao Parque Nacional Etosha. Como mencionara, a partir desse momento todo o nosso deslocamento seria em uma avioneta, desembarcando na pista de pouso privativa próxima ao lodge em que ficaríamos hospedados.

A região do Parque Nacional Etosha é belíssima, bem parecida com o Krueger Park, com o mesmo tipo de vegetação e também com muitos animais espalhados para nossos safáris. E lá estavam os Big Five!

Seguimos viagem de volta a Windhoek para reembarcar para o Deserto, o qual era um dos momentos mais esperados da viagem, e foi simplesmente fantástico!

A chegada ao deserto é impressionante: primeiro avistamos algumas cadeias rochosas com algum tipo de vegetação – que vai se escasseando ao longo do trajeto, formando aquela imensidão de areia –, e, lá ao fundo, as imponentes dunas. Pousamos no meio do nada, onde era difícil de imaginar que haveria alguma coisa além da aridez do deserto. Mas, lá estava nosso guia em seu 4×4, a postos para nos levar ao nosso espetacular lodge.

No deserto, presenciamos uma pequena tempestade de areia, quase voamos de balão (o vento não permitiu), contemplamos um belíssimo pôr do sol, escalamos as dunas, vistamos um cânion e até fomos saudados pelo arco-íris e pela lua cheia. Além disso, ainda tivemos a oportunidade de jantar no meio do deserto e, de quebra, ser recepcionados com o simpático staff cantando belíssimas canções africanas.

Já que estamos falando do Deserto da Namíbia – considerado o mais antigo do mundo –, não poderíamos deixar de falar sobre as dunas que ficam
nessa região de Sussussvlei, que são consideradas as maiores do mundo, com mais de 350 m.

 

Já na Botswana, conheceríamos Kings Pool (na região do Chobe National Park), Chitabe e Vumbura (no Delta do Okavango), além é claro de Maun, a capital.

Kings Pool é uma região muito famosa pela quantidade de elefantes. Em Chitabe, já no Delta do OKavango, todos eles estavam lá…zebras, girafas…

E, por fim, Vumbura, bem no meio do Delta do Okavango. Essa região é bem parecida com o nosso Pantanal e lá tive a experiência de, além de fazer os safáris normais, fazer safáris de barcos a motor e em canoas típicas da região, chamadas Mokoro.

 

 

 

 

Fim de mais uma aventura, dessa vez um pouco mais radical, pois ficar sem telefone e internet durante uma semana foi um pouco selvagem demais.

E o melhor de tudo… Logo tem mais!

Quer conhecer a África de seus sonhos? Confira os melhores pacotes em nosso site! clique aqui

***

Faltam palavras para agradecer à operadora, parceira e amiga, Deusa, que organizou e nos acompanhou nessa e nas outras viagens (África do Sul, Quênia e Tanzânia) que, como sempre, foram perfeitas. Além de proporcionar essas experiências incríveis para o meu trabalho e para a minha vida, você é parte fundamental dessa minha história de amor com a África e jamais me esquecerei disso. Portanto, minha amiga, para sempre, obrigada!

***