Estive Lá – Maldivas

fevereiro 1, 2013 in Estive Lá, Todos os Posts

Quando se pensa em Maldivas, a maioria de nós tem em mente um vasto mar azul repleto de ilhas, sem uma definição certa de onde exatamente está em nosso vasto mapa-múndi. Pois não deixa de ser: quando entramos no Google Maps, são necessários vários cliques de zoom para localizar este pequeno país insular, situado no Oceano Índico, ao sul do continente asiático – mais precisamente ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, bem na linha do Equador. Graças a essa localização meio fora da rota, o destino não foi massificado e as Maldivas, com suas 1.196 ilhas, das quais apenas 203 são habitadas, ganhou status de paraíso na terra.

Casais em lua de mel ou em comemorações de aniversário de casamento são os principais frequentadores das ilhas, que parecem realmente ter sido criadas pelo nosso Deus para esse objetivo: é impossível não entrar em clima de romance e sentir o coração disparado diante de seu cenário! Então, de malas prontas, lá fomos nós, em um grupo de onze mulheres (todas suspirando: “cadê o meu amado?” rs).

As melhores opções de rota para o destino são voando com a companhia aérea Emirates, com conexão em Dubai, ou com a Qatar, com conexão em Doha. Em ambas as opções leva-se aproximadamente 14 horas de vôo até a conexão e depois mais 5 horas de vôo até Male, cidade de entrada às Maldivas e capital do país. Eu fui via Dubai, onde na volta fizemos um “stop”  para conhecer essa jóia dos Emirados Árabes – a qual merece um post especial separado (que em breve também estará aqui no blog!).

Ao chegar-se a Male, de onde saem as lanchas ou os hidroaviões para cada hotel, a imagem com a qual você se depara já é de se emocionar: por mais que você tenha uma ótima câmera fotográfica, não há como registrar o tom daquela água digitalmente, é necessário vê-la com os próprios olhos! Ali, qualquer cansaço físico ou desconforto da viagem longa desaparece instantaneamente e tudo passa a valer a pena.

Para muitas de nós, um dos momentos mais aguardados da viagem era o voo de estréia em um hidroavião. Aquela mistura de empolgação e receio de embarcar em um bimotor, sem ar condicionado, pilotado por um rapaz “sossegado”, de bermudas e chinelos de dedo, foi formidável. Mas, experiências estão aí para serem vividas e, então, lá fomos nós com o frio na barriga, e eis que fomos incrivelmente surpreendidas: lá de cima a vista da paisagem é de paralisar todos os infinitos papos de onze mulheres viajando juntas! E após a decolagem meio desajeitada, não é que o voo foi estável e nem sentimos?!

Ao avistar o hotel naquele pedaço de terra totalmente isolado do mundo, rodeado por um tom de verde que mesmo os designers com suas inúmeras cartelas de cores conhecidas não conseguiriam descrever, pareceu literalmente que estávamos no céu, a caminho do paraíso.

Na chegada ao hotel, sempre há uma recepção calorosa dos funcionários, que nos trazem uma toalhinha quentinha e úmida para higienizar as mãos, um drink e um delicioso aperitivo enquanto fazemos o check-in e adentramos naquele universo de sonho.

Mesmo para aqueles que já viajaram para muitos destinos em busca de lindas imagens, é impossível não se deslumbrar e suspirar adjetivos a cada passo que se dá ao visitar as Maldivas. Também, não é para menos… As ilhas são cercadas por recifes de corais e ladeadas por lagoas rasas (por mais que você caminhe por elas, a água não passa da sua cintura!). Cada ilha varia em tamanho e características: algumas possuem areias finas e brancas e outras são verdadeiras ilhas de corais (o que é perfeito para observar a vida marinha!); algumas têm vegetação tropical densa, outras, com suas palmeiras espalhadas, têm cenário de ilha de naufrágio de desenho animado. E, as águas, sempre calmas e absurdamente cristalinas!

Embora tivéssemos vontade de nos rendermos ao paraíso e passar os dias todos apenas relaxando à beira-mar, não estávamos lá só para isso (ossos do ofício!). O objetivo principal de nosso famtour era conhecer pessoalmente a rede hoteleira do destino, para aprender melhor qual opção de hospedagem indicar para cada cliente, de acordo com seus gostos e preferências.

Em pouco mais de uma semana, tivemos a oportunidade de conhecer nove hotéis diferentes. Como cada um fica localizado em uma ilha exclusiva e privativa, cada dia foi destinado a um hotel diferente, para termos tempo de apreciar e conhecer seus detalhes únicos. Visitamos desde hotéis com serviços mais requintados, luxuosos e intimistas, até aqueles com serviços mais básicos – para atender a todos os budgets.

Todos os hotéis dispõem de uma decoração de muito bom gosto (sofisticada e clean) e possuem tanto acomodações em apartamentos, que ficam na praia, quanto em bangalôs sobre águas (as mais requisitadas). Enquanto que alguns apartamentos possuem o diferencial de dispor de piscinas privativas, os bangalôs encantam principalmente pelo vidro existente no chão do banheiro, da sala ou do quarto, de onde se pode ver os peixinhos sem sequer sair do seu ninho de amor!

Durante todo o dia os hotéis oferecem esportes náuticos como caiaque, snorkelling e mergulho, que podem propiciar, além da observação de  uma fauna marinha considerada uma das mais belas visões sob águas do mundo, a experiência de mergulhar lado a lado com o gigante tubarão baleia, com seus 10 metros de comprimento.

Cada hotel tem restaurante que serve, além de cozinha internacional, as especialidades da região, que são (obviamente) deliciosos pratos à base frutos do mar. Para manter o clima de romance, o jantar é servido à luz de velas, na areia ou, no caso de alguns hotéis, sobre águas.

Para quem procura privacidade é o destino ideal, pois nos hotéis destinados a casais, não há funcionários andando na faixa de areia próxima aos apartamentos durante o dia, e para quem está nos bangalôs, o mundo é só seu!

Por fim, enfatizo para quem está planejando uma viagem para o destino, que é essencial a escolha correta da hospedagem, pois considerando que cada um fica em uma ilha, as opções de alimentação e de atividades ficam restritas ao hotel escolhido.

São muitas as opções de hotéis, porém cada um é destinado a diferentes públicos, além de não ser somente a categoria do hotel que irá definir se ele está de acordo com as suas expectativas – há muitos outros fatores a serem levados em consideração. Por isso, consulte sempre um profissional para que a viagem seja realmente a dos seus sonhos!

* Dica: para saber qual a melhor época para ir às Ilhas Maldivas, leia o post em nossa coluna “O Mundo na Hora Certa”.

Ficou com vontade de conhecer as Ilhas Maldivas? Confira em nosso site os pacotes em destaque para o destino!