Dicas Úteis – Quando usar suas milhas

dezembro 1, 2011 in Dicas Úteis, Todos os Posts

Por Natália Viana.

Uma das dúvidas mais frequentes que quem vai adquirir pacotes de viagens apresenta é: Tenho muitas milhas acumuladas. Posso comprar um pacote de viagens pronto e solicitar para excluir a passagem aérea, para que eu a adquira separadamente através de milhas?

É possível, mas não é vantajoso. Quando se adquire um pacote de viagens “pronto”, é desperdício utilizar suas milhas. Por quê?  No caso dos pacotes de viagens, as operadoras (empresas que os “montam”) fretam vôos ou compram previamente um número grande de assentos, como “atacadistas”, o que lhes garante um poder de negociação maior com as companhias aéreas para conseguir melhores preços. Assim sendo, se você solicitar para excluir a parte aérea do pacote, para adquiri-la por conta própria, pode ser que o valor economizado seja pequeno e que você gaste suas milhas à toa. Ou seja, o valor economizado não será suficiente para adquirir uma nova passagem no futuro.

Além disso, é um risco. Quando você adquire sua passagem aérea por conta própria, separadamente do pacote, a operadora normalmente não se responsabiliza por eventuais atrasos ou cancelamentos de seu voo, o que pode fazer com que você, nestes casos, possa vir a perder, por exemplo, um traslado de chegada ou até uma diária no hotel, sem direito a reembolso, pois é caracterizado como “no show” (não comparecimento).

E quando não se trata de pacotes prontos? É vantajoso comprar com a agência apenas a parte terrestre (traslados, hospedagem e passeios) e adquirir a passagem aérea através das milhas?

Apenas se você for viajar na baixa temporada e já tiver conseguido resgatar suas milhas e emitir a passagem antes de adquirir os outros serviços. Caso contrário, é um risco. Por quê? Embora a maioria das companhias aéreas não divulgue em seu site, há diversas restrições para quem pretende realizar vôos internacionais utilisando milhagem. A principal delas é que normalmente em cada vôo há um percentual muito pequeno de assentos destinado aos usuários dos programas de milhagem, o que pode dificultar que se encontre disponibilidade nas datas mais concorridas (férias escolares, feriados e finais de semana). Além disso, normalmente só é possível resgatar seus pontos e emitir uma passagem aérea com pouca antecedência da data do voo (algo em torno de dois ou três meses). Qual o problema disso? Se você pretende viajar na alta temporada, pode ser que não encontre mais disponibilidade nos hotéis desejados ou que o valor das diárias a esta altura já esteja bem mais alto. Ressaltando que as operadoras e agências de viagens não realizam reservas da parte terrestre enquanto não há confirmação do aéreo, para evitar que recebam o pagamento do passageiro e posteriormente ele não consiga um voo, impossibilitando a viagem.

Em resumo, nossas dicas são:

- Não conte com suas milhas na alta temporada. Além de ser mais difícil conseguir disponibilidade nos voos, precisa-se de muito mais pontos para fazer cada trecho. É mais proveitoso utilizá-las na baixa temporada.

- Fique de olho nas promoções-relâmpago do seu programa de milhagens. Principalmente se você estiver de férias.

- Não desperdice suas milhas utilizando-as juntamente com um pacote de viagens com preço promocional. Guarde-as para quando surgir uma necessidade-relâmpago de viagem.