Acontece – Cruz de 64 metros é inaugurada no México

dezembro 11, 2011 in Acontece, Todos os Posts

Saiu na Folha:

As autoridades eclesiásticas do Estado mexicano de Chiapas inauguraram na última quarta-feira (7) uma cruz de 64 metros, a mais alta do país, com o perfil de Cristo em seu interior.

O monumento de concreto armado e metal, chamado de Glorioso Cristo de Chiapas, é obra do arquiteto mexicano Jaime Latapí, mede 34 metros de de braço a braço e foi instalado em um monte nas cercanias de Tuxtla Gutiérrez, capital de Chiapas.

Monumento de concreto armado e metal, chamado de Glorioso Cristo de Chiapas, é obra do arquiteto Jaime Latapí

Dessa obra, com mais de cem toneladas e construída com fundos dos paroquianos durante mais de dez anos, participaram especialistas da Universidade Autônoma do México (UNAM), que fizeram estudos sobre os movimentos de placas tectônicas que afetam a zona.

“Técnicos e cientistas da Unam focaram em estudos da mecânica dos solos para garantir a segurança dos visitantes, reforçaram os alicerces a 15 metros debaixo do Cristo, e agora temos uma estrutura firme”, disse a presidente do patronato para a construção do monumento, Isabel Aguilera.

Aguilera, que é mulher do governador de Chiapas, Juan Sabines, afirmou que as autoridades do Estado apostaram no projeto, proposto pela Igreja Católica, porque “representava uma oportunidade para impulsionar o turismo na área”.

A coordenadora executiva do projeto, Karina Guadarrama, afirmou que a obra será um emblema da cidade e do resto de Chiapas.

O arcebispo de Chiapas, Rogelio Cabrera, enfatizou o exemplo de esforço para a construção do monumento, que “está mais além de uma instituição, de uma igreja”.

Abaixo da cruz monumental há uma capela para cerimônias católicas. Os responsáveis pelo projeto indicaram que em uma segunda etapa será desenvolvida infraestrutura turística e comercial.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1019271-cruz-de-64-metros-e-inaugurada-no-mexico.shtml