Acontece – Companhias aéreas terão de compartilhar guichês nos aeroportos

novembro 29, 2011 in Acontece, Todos os Posts

Saiu no Bom Dia Brasil, da TV Globo:

As companhias aéreas vão ter que compartilhar guichês de atendimento. É, sem dúvida, uma boa notícia, mas não dá para se animar muito. A novidade só começa para valer no ano que vem, em fevereiro. Ou seja, depois das tradicionais viagens de fim de ano. O jeito, então, é pedir presente para o Papai Noel um fim de ano sem caos nos aeroportos – e rezar para ser atendida pelo Bom Velhinho, que, infelizmente não faz milagres.

Anda um pouquinho e para de novo. “Demora muito. Para despachar a bagagem junto, demora”, reclama uma passageira. É a fila do check-in. “É pior do que o voo”, diz outra passageira.

Enquanto isso, do outro lado do aeroporto, quase não tem movimento. Por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), balcões vazios devem ser compartilhados.

Se um guichê estiver livre, poderá ser usado para atender a passageiros de outra empresa. Companhias aéreas vão poder fazer check-in nos balcões dos concorrentes. “Acho importante, porque fica bem mais fácil para agilizar, principalmente final de ano”, diz uma senhora.

O problema é que o check-in compartilhado só vai funcionar daqui a dois meses, em fevereiro. A Infraero ainda tem de informar a lista de aeroportos que terão esse serviço. “Isso otimiza tempo, recursos e principalmente o tempo do passageiro”, destaca o engenheiro civil Manoel Lucas.

Para alguns passageiros, a medida facilita, mas não resolve. “Não basta ter só o espaço. Tem de ter funcionário, que falta muito hoje”, opina uma passageira. É necessária informação. Senão, o passageiro vai continuar perdendo tempo. “A gente foi para lá, veio para cá, foi de novo e voltou. Cada hora falam uma coisa”, reclama uma senhora.

“O passageiro vai ter um conforto maior no aeroporto, com a diminuição das filas com a maior utilização dos balcões de check-in”, afirma Marcelo Guaranys, diretor-presidente da Anac.

As empresas também terão de compartilhar os terminais de autoatendimento, aqueles totens que ficam em frente aos guichês.

Confira a integra da matéria exibida nesta manhã de terça feira em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/11/companhias-aereas-terao-de-compartilhar-guiches-nos-aeroportos.html

Você acha que isto irá solucionar o problema das filas nos aeroportos brasileiros? Opine!