NOVEMBRO: Dia dos Mortos no México

outubro 2, 2012 in Quando Viajar, Todos os Posts

Texto: Folha Turismo
Imagens: Flickr

Comparado ao carnaval brasileiro, o Dia dos Mortos é o feriado mais importante do México. É comemorado do dia 31 de outubro ao dia 2 de novembro e, ao contrário do que se pode imaginar, é uma data festiva e colorida.

Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2 – chamados de Días de los Muertos –, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram.

É interessante conhecer uma cultura diferente, que celebra a data em clima de paz e contentamento. As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.

 

Conheça um pouco da tradição neste trecho do ”Guia Visual México” que traz um roteiro completo para quem visita o país:

Días de los Muertos

Diz a crença popular que os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos uma vez por ano. Na época de Finados, as pessoas dão as boas-vindas às almas que já partiram oferecendo-lhe flores, alimentos especialmente preparados, velas e incensos. É um período de paz e contentamento, e não de morbidez. As festas variam de região para região, mas em geral acredita-se que as almas das crianças venham no dia 1º de novembro, à noite, e a dos adultos no dia 2. Depois partem e só voltam no ano seguinte.

Bonecos de açúcar, pães e outras guloseimas são decorados com carinha. Acredita-se que os mortos absorvam seu aroma e essência, mas quem come tudo são os vivos.

Máscaras de caveiras e roupas com o esqueleto pintado fazem a alegria das crianças nesses dias. Os foliões adultos às vezes se fantasiam de Morte: uma presença familiar nas festividades.

Altares com as comidas e bebidas favoritas dos mortos decoram as casas. No caso das crianças são incluídos outros objetos, como brinquedos.

Artesanato e enfeites para os Días de los Muertos

A morte é representada com humor e até com certa afeição pelos artistas, que usam açúcar, lata, madeira, papel, argila e osso para confeccionar esqueletos e caveiras. Esqueletos representando bispos e engraxates participam lado a lado do equivalente moderno à dança da morte medieval. Nas palavras do poeta e ensaísta Octavio Paz, “o mexicano está familiarizado com a morte, brinca com ela, acaricia-a, dorme com ela, comemora-a…”. Vários objetos são feitos especialmente para o feriado, outros são vendidos o ano todo em galerias de arte e lojas de artesanato.

Onde ver as comemorações dos Días de los Muertos

As celebrações acontecem em quase todo o centro e sul do país. Os mercados ficam repletos de bonecos de açúcar, cerâmica, flores e esqueletos de brinquedo – em Toluca os cavaletes ficam abarrotados com pilhas de doces. A maioria dos mexicanos vai ao cemitério na manhã do dia 2 de novembro, mas os moradores da região do lago Pátzcuaro, em Purépecha, fazem vigília na noite do dia 1º. Em Tzintzuntzán há apresentações de dançarinos mascarados.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u645612.shtml