OUTUBRO: Outono em NY e leste do Canadá

agosto 30, 2012 in Quando Viajar, Todos os Posts

por Thiago Gambôa.

Ao fim do verão na América do Norte, o frio vai se instalando gradativamente e os dias passam a ser cada vez mais curtos. Mas antes que os primeiros flocos de neve caiam e o vestuário seja dominado por casacos, botas, luvas e gorros, há um período de rara beleza: o outono.

Diferentemente do que acontece no Brasil, esta é uma estação muito bem definida em muitos países ao norte do globo. Folhas das mais variadas tonalidades caem lentamente da copa das arvores, em uma dança que anuncia o fim dos dias quentes de verão.

Nova York

A Big Apple já se consagrou como um dos destinos favoritos dos brasileiros nos EUA e, no outono, a cidade ganha um charme especial. São inúmeras razãoes para uma visita a Nova York nessa estação: as temperaturas se mantém agradáveis, ainda não há o famoso frisson das compras de natal e a paisagem (o ponto principal), é deslumbrante. Este período é conhecido pelos moradores como fall foliage - em português, queda das folhas. Não há ocasião melhor para um passeio pelas alamedas do Central Park, cobertas de folhas.

A estação ganhou um glamour ainda maior nas telas de Hollywood. Filmes como Outono em Nova York (2000), com Richard Gere e Winona Ryder, mostram uma atmosfera especial de romantismo, alheia à movimentada rotina da cidade.

Canadá

Devido à proximidade entre as cidades da costa leste canadense e Nova York, o Canadá se torna uma ótima opção de extensão para uma viagem aos EUA. Isso não significa que o país não apresente atrativos por si só. Muito pelo contrario!

A paisagem de outono é tão típica do Canadá que o símbolo do país é uma folha seca de arvore de bordo, a qual produz o famoso Maple Syrup (aquela calda que, nos filmes, vemos os norte-americanos colocarem em cima de suas pilhas de panquecas no café da manhã).

Ottawa é considerado o melhor destino para se observar a metamorfose de cores do outono. Há dias em que é possível ver a transição da tonalidade da folha das árvores, que vão do laranja ao vermelho e do verde ao amarelo.