Acontece – Cataratas do Niágara viram espetáculo de luzes coloridas no inverno

dezembro 7, 2011 in Acontece, Todos os Posts

Saiu na Folha:

Você não pode tomar um bote para dentro das ruidosas e borrifantes Cataratas do Niágara no inverno, mas esta época do ano oferece um espetáculo diferente: a iluminação noturna das quedas em uma paleta variável de cores –vermelha, branca, azul, violeta, laranja, amarela e verde.

Na primavera e no verão, as luzes coloridas iluminam as cataratas por três horas, mas, com menos quantidade de luz do dia no inverno, cortinas de água colorida cobrem as quedas a cada noite por um período acima de sete horas.

Multidões se agrupam ao longo da calçada e trilhas na área do parque para ver a demonstração da névoa das quedas e a bacia diante delas; outros assistem das janelas de hotéis e dos restaurantes no lado canadense.

A demonstração começa com temas patrióticos –vermelho, branco e azul para as Cataratas Americanas (as três que compõem as Cataratas do Niágara), e vermelho e branco para as Cataratas Canadenses –e, frequentemente, elas incluem cores para homenagear uma causa.

Uma delas, por exemplo, foi quando as Cataratas do Niágara receberam a primeira união estável homossexual, seguida da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Nova York, no mês de julho. O prefeito da localidade, Paul Dyster, organizou um arco-íris de cores, o símbolo do orgulho gay.

Em 16 de novembro, as quedas foram iluminadas por holofotes brancos por 15 minutos em prol do combate ao câncer de pulmão.

Os feixes de luz emanam de um banco de 18 holofotes cada um com 76 cm de diâmetro, situados sobre o alto de um morro ao lado da estrada de acesso ao parque.

As melhores vistas vem nas noites claras de inverno, quando a névoa é transformada em cintilantes cristais de gelo que capturam cores suaves.
No último ano, os controladores dos holofotes têm usado uma tecnologia relativamente nova para controlar as luzes –computadores sensíveis ao toque. Mas a história de iluminação das Cataratas do Niágara tem mais de 150 anos.

Elas foram iluminadas pela primeira vez em 14 de setembro de 1860, quando 200 luzes –como aquelas usadas como sinalizadores de ajuda no mar – foram postas no local, a fim de comemorar uma visita do príncipe de Wales.

A eletricidade foi usada pela primeira vez em 1879. E um prédio de iluminação, ainda em uso hoje, foi construído em 1899. Já as cores apareceram em 1907, quando filmes de gelatina foram incluídos no sistema de iluminação de 36 luzes.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/1017624-cataratas-do-niagara-viram-espetaculo-de-luzes-coloridas-no-inverno.shtml